Como escolher o topo do bolo de casamento.
- cerimonialista Shalimar Catramby
- 26 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
O topo do bolo é sempre um destaque do casamento . Por isso, deve ser escolhido com carinho, atenção e antecedência, principalmente se o casal resolveu utilizar uma peça personalizada.

A cerimonialista Shalimar Catramby, que está à frente da equipe da casa de festas Casuarinas, conta que utilizar topos de bolo em casamento é uma tradição antiga.
"Algumas tradições de casamento surgiram na época vitoriana, com a própria rainha Vitória. O topo de bolo simbolizando o casal é uma dessas tradições".
"No Brasil, a tradição de popularizou nos anos 90 e se mantém firme até hoje. E muitos casais preferem personalizar seus topos de bolo, para tornar o casamento algo mais pessoal. Mas também há a opção de comprar o topo de bolo pronto na loja, e existem até hoje réplicas do utilizado pela rainha Vitória", comenta a cerimonialista.
Ela conta que sempre recomenda aos casais escolher um topo de bolo que combine com o estilo do casamento e do bolo, para que os bonequinhos ornem bem com a decoração. Além disso, o tamanho também é um fator que influencia na decisão. "Quanto maior o bolo, maior pode ser o topo de bolo. É preciso escolher com consciência para não ficar desproporcional".
Ela comenta ainda que os topos de bolo de bonequinhos são muito populares, mas existem outras opções para quem deseja algo mais exclusivo. "Já vi casais escolherem passarinhos, querubins, pinguins e até monogramas. O mais importante é ambos gostarem e ficarem satisfeitos com a decisão".
Segundo a cerimonialista, os fatores que devem ser levados em conta pelo casal na hora de escolher seu topo de bolo são seu estilo pessoal, o tipo de evento e o que eles acham mais bonito. "Escolher algo só porque está na moda nem sempre é uma boa ideia, pois pode deixar o casal um pouco insatisfeito. O melhor é escolher algo que tenha a cara deles".
Shalimar lembra que o topo de bolo deve ser levado com certa antecedência para o local da festa, para ser colocado no lugar durante a arrumação do evento. "Se possível, vale a pena o casal deixar o topo de bolo de véspera com o responsável pela decoração do espaço, para que ele não acabe esquecido em casa".
Comments